Luz e evolução para voltarmos a nossa essencia

O CONCEITO DO "EU"

Palestra proferida pelo Prof. Anil Kumar

Conversa sobre o Tema ‘Eu’

11 de Otubro de 2009

OM…OM…OM…

Sai Ram

Com Pranams aos Pés de Lótus de Bhagavan,

Queridos Irmãos e Irmãs,

CONCEITO DE ‘Eu’

Meus agradecimentos a Swami por tornar este satsang possível, e agradeço a todos por estarem aqui esta manhã. Hoje gostaria de falar sobre o assunto: “eu”. Parece ser um pouco estranho que deva falar sobre “eu”. Sabemos o que “eu” significa – as simples letras “e” e ‘u’. Todo mundo começa a fazer uso desta palavra “eu” desde a infância. Desde o berço, quando a criança começa a falar, a primeira coisa é esta identidade com o “eu”. Gostaria de falar sobre este assunto “eu”, sob o ponto de vista espiritual, para mostrar como ele vai nos ajudar com nosso progresso espiritual, e como podemos avançar por este caminho espiritual.

Meus amigos, costumo dizer que nasci no ano de 1942, em 25 de outubro. O que quero dizer com isso? A data de nascimento indica o nascimento do corpo. Portanto, quando digo que nasci nesse ano, isso significa que este “eu” é o corpo, este “eu”-ismo é com referência ao corpo. No entanto, posso dizer que às vezes “Eu sou um indiano, que se relaciona com a geografia do lugar onde moro. Posso me referir a minha posição, ou posso me referir a minha qualificação, meu nascimento, ou a minha língua. Todas essas coisas que envolvem esse “eu”. Este “eu”-ismo estabelece sobre a minha identidade que sou, como me apresento a você, o que sou e o que defendo. Esse “eu” – o que nasce e o que vai morrer um dia – é o mesmo “eu” que é cheio de raiva, por vezes, cheio de doçura, ou cheio de serenidade. E é o “eu” que goza de todos os tipos de prazeres e sofre todos os tipos de dor. É esse “eu” que tem todos os tipos de desejos, que se sente muito feliz quando eles são cumpridos e se sente muito infeliz quando não são cumpridos.

O ignorante ou O FALSO ‘Eu’

Este é o “eu” que conhecemos. Este é o “eu” com o qual nos identificamos; é o “eu” que é muito comum para nós, e este é o “eu” que é facilmente compreensível. Em outras palavras: o que nasce, o que morre, o que tem prazer, o que tem dor, o que tem vontade, e que tem raiva. . . todas essas dualidades constituem o “eu”, que consiste da identidade pessoal. Meus amigos, este é o “eu” universalmente conhecido em todo o mundo. Desde a infância até a velhice, o homem está familiarizado com o que o “eu” é.

Isso chamaria de externo “eu” ou o “eu” comum, que não é real. Esse “eu” – que penso em relação ao meu corpo, que penso com referência à minha mente e como me projeto com referência ao meu intelecto, é toda a ignorância. Assim, o conceito de “eu” ou a idéia do ‘Eu’ exterior fala de e representa a ignorância e a falta de consciência. Enquanto penso que este é quem eu sou – o que nasce, aquele que vai morrer, o que gosta, aquele que sofre -, então esse falso “eu” é e será a causa do nascimento e do renascimento.

Por que vou nascer de novo e de novo? A causa é a ignorância. O que é a ignorância? A ignorância não é nada, mas a identificação com o falso “eu”. Este é o primeiro ponto que gostaria de chamar a vossa atenção para esta manhã. A causa para o nascimento e renascimento é a ignorância. A ignorância não é nada senão o ‘falso’ eu, e o falso “eu” nada mais é do que aquele que nasce, aquele que morre e aquele que passa por experiências duais, polaridades opostas, e as contradições da vida.

O VERDADEIRO ‘EU’

Mas a espiritualidade fala de um outro “eu”, que é diametralmente oposto a este ‘eu’ exterior. Este ‘eu’ espiritual é o verdadeiro “eu”, enquanto o “Eu” de que falei, o “eu” que cada um de nós se refere na comunidade, é o falso “eu”. É irreal. O verdadeiro “eu” é contínuo, eterno, e nunca nasce e, portanto, nunca morrerá. O que nasce é certo que morrerá, e dizem as escrituras (ou seja, o Bhagavad Gita) “aquele que morre deve nascer de novo”. Por isso, é uma questão de nascimento e renascimento.

Mas o verdadeiro “eu” não tem nascimento e renascimento, é eterno, imortal e contínuo. O verdadeiro “eu” está além do corpo e não tem nada a ver com o corpo. O corpo nasce, cresce, e depois desaparece. Mas o verdadeiro ‘eu’ está fora do corpo. O verdadeiro “eu” está além da mente, mas também porque a mente é, por vezes, imatura, mas em outras vezes, pode ser madura. A mente pode ser, por vezes bastante aguçada, mas depois a mente pode perder o seu poder de memória. O poder da recapitulação e o poder de lembrar podem desaparecer com o avanço da idade.

Assim, o “eu” real está além da mente. Ele está além dos sentidos. Os sentidos são muito poderosos, mas depois eles podem não ser tão poderosos quanto antes. Portanto, há outro “eu”, o verdadeiro “eu”, que está além do corpo, além da mente, além dos sentidos, e além do intelecto. Não tem nenhum nascimento e nenhuma morte, mas é eterno, imortal e contínuo. Este é o verdadeiro “eu”. É a consciência. Porque quando tenho consciência do meu ‘eu’ real, nunca mais terei qualquer nascimento ou renascimento. Assim, a ignorância é a causa para o nascimento e o renascimento, devido à identificação com o corpo. Com esta consciência do ‘eu’ real, você nunca terá que entrar novamente na terra, você não tem que nascer de novo.

Portanto, meus amigos, a espiritualidade é uma experiência, é uma investigação e é um caminho da inquirição para encontrar o verdadeiro “eu” em oposição ao falso “eu”. Enquanto me movo com essa noção de falso “eu”, sou mundano, sou físico, sou psicológico, sou intelectual, e sou um sucesso ou um fracasso. Mas o verdadeiro “eu” é puramente espiritual e pode ser conhecido pela intuição. A intuição pode ser experimentada pela inquirição, com a consciência – sem sonhos de forma alguma. O verdadeiro “eu” não é sonhador.

O Propósito da vida humana

Você pode fazer-me uma pergunta: “O que obtenho por esse conhecimento? Por quê? Qual é a vantagem em conhecer o “eu” real?

A vantagem é que você não terá medo da morte. A maioria de nós convive com o medo da morte. Mas se você conhece o “eu” real, o qual não tem nascimento de forma alguma, o que não vai morrer, e que continua como um fluxo, você não terá medo da morte. Você será destemido, e você será corajoso. A identificação com o falso “eu” fará com que você enfrente todos os tipos de solavancos e saltos na vida, mas a consciência vai mantê-lo equânime e equilibrado. Ela irá mantê-lo calmo e feliz em todos os momentos. Portanto, a longo prazo, é necessário conhecer esse verdadeiro “eu”.

Outro ponto que gostaria de enfatizar é o seguinte: todos os outros seres vivos, sejam eles plantas ou animais, não têm oportunidade de conhecer o seu “eu” real porque as plantas e os animais não têm mente. Eles não podem investigar, não pode explorar, eles não podem experimentar, e eles não podem saber. Portanto, eles não podem conhecer o verdadeiro “eu”. É apenas ao ser humano, que é dada a oportunidade de conhecer o verdadeiro “eu”. Portanto, o objetivo da vida humana é conhecer o verdadeiro “eu”. Gastamos toda nossa vida nessa identificação com o falso “eu”, em relação ao nosso corpo, mente, sentidos, intelecto, e assim por diante. Não é digno dos seres humanos, o levar uma vida de animal. Para ser humano, deve-se conhecer o verdadeiro “eu”. O que é isso? Esse é o propósito da vida; esse é o objetivo da vida.

A CAUSA DA IGNORÂNCIA é A ilusão

Então pode começar a se perguntar: “Por que esse conflito? Como é que não conheço o verdadeiro “eu”? Por que me conduzo pelo falso “eu”? Por que sempre acho que sou somente o falso “eu”? Por que não conheço o verdadeiro “eu”? Por quê”?

A razão é a ilusão. As pessoas falam de ilusão ou maya. Você pergunta a alguém e eles dizem: “Maya, maya maya.” O que é maya? É uma ilusão. Ilusão ou maya, é pensar que você é o que não é. Pensar que você é o corpo é uma ilusão, porque você não é o corpo. Pensar que você é a mente é uma ilusão. Pensar que você é o intelecto é uma ilusão. A ilusão significa pensar que você é aquilo que não é. Você se identifica com tudo, e isso é tudo ilusão. Você é realmente o verdadeiro “eu”.

Qual é a causa para essa ilusão? Por que estou enganado? Por que acredito nessa ilusão? Por que estou sob a influência de maya? É por causa da mente. É a mente que é a causa de toda esta ilusão, porque a mente está sempre voltada para fora. A mente é externa, a mente é mundana, a mente é contraditória, e a mente é dual. Portanto, ela é a causa da ilusão.

Portanto, meus amigos, temos uma escolha. Uma é a escravidão, e a outra é a liberação. A escravidão significa nascimento e renascimento, e a liberação significa não-nascimento, imortalidade. O que você escolha entre os dois? Você escolhe a escravidão ou a liberação? Se você deixar este mundo com a consciência do “eu” real é libertação. Você não terá que renascer de novo. Se você deixar o mundo sem essa consciência do “eu” real, então é escravidão, e você vai ter que nascer de novo e de novo.

É como um aluno que tem que aparecer para fazer exames novamente e, novamente, até que ele passe. Se ele falhar, ele deve aparecer novamente. Se ele falhar novamente, ele tem que ressurgir e tomar uma série de chances, até que ele seja aprovado no exame. Da mesma forma, até que conheçamos o “eu” real, temos que nascer de novo e de novo. Esta é a essência do Sanathana Dharma. Este é o resumo do Sanathana Dharma. Portanto, a escolha é dada ao homem, quer para ser apanhado na teia da escravidão ou ser livre como um pássaro – totalmente liberado. Esta tem sido a escolha para a humanidade desde tempos imemoriais.

Então como é que essa consciência – ou o verdadeiro “eu” – refletem? Como ela responde? Como ele reagiu? Como é que interagem? Sabemos como o falso “eu” age e interage. O falso “eu” vive sempre no orgulho, na inveja, na pompa, na exibição, na especialidade, na originalidade, na dominação e na superioridade. Oh, uma série de coisas pode ser dita sobre o falso “eu”, porque a maioria de nós vive nessa área. A vida é mal cheirosa com este falso “eu”. Mas como age o verdadeiro “eu”? Como ele reage? Um homem de consciência ou de verdadeiro “eu” vai considerar tudo Divino. O mundo não está separado dele. Todas as criaturas vivas e toda a criação não estão separadas dele. Tudo é uma totalidade, é a unidade, só a unidade, só Um.

“Eu não estou separado de você, e você não está separado de mim. As plantas não estão separadas de mim, e os animais não estão separados de mim. Todo o universo é Divino, nada mais do que divino”. Essa é a expressão. Essa é a reação. Essa é a relação. Esse é o entendimento, e essa é a resposta de um homem com a consciência do “eu” verdadeiro. Não vale a pena sabe-lo? Não vale a pena inquiri-lo? Não vale a pena? Tendo nascido como um ser humano, não devemos conhecer o verdadeiro “eu”? Então, nós temos que morrer para este falso “eu”, no qual temos vivido ao longo de décadas e décadas.

Agora vamos entender algumas coisas aqui. A primeira coisa é conhecer o verdadeiro “eu”. Então não me deixe misturar com aqueles que subestimam a vida, que negligenciam a vida, que me desonram, e quem me desrespeita. Isso me proporciona uma baixa estima de mim mesmo. Não, não me deixe ficar nessa companhia, porque a vida começa com auto-respeito. Deveria saber como me respeitar. Quando me respeito, respeitarei você. Fora desta auto-estima nasce a auto-confiança. . . um homem de auto-respeito só pode ser confiável. Um homem sem auto-estima nunca pode ser autoconfiante. Autoconfiança é a chave para o sucesso. Seja o falso “eu” ou o verdadeiro “eu”, a confiança é essencial. Portanto, meus amigos, estejamos na companhia de quem amamos. Estejamos na companhia daqueles que praticam a cooperação mútua, que mostram uma reverência mútua e respeito mútuo – e não o contrário.

A outra maneira de estar mais perto do “eu” interior é não esquecer nosso sadhana diário, ou prática espiritual. Deixe-nos passar algum tempo, como Sadhu Vaswani disse: “Deixe que cada um de nós passe algum tempo conosco mesmos, um momento de silêncio, um momento de meditação, algum tempo exclusivamente para a nossa própria auto-investigação”. Isso é o que Sadhu Vaswani sempre enfatizou. É um conselho muito bom. Passamos o tempo todo com nossa família. Passamos o tempo todo com nossos amigos, então não temos tempo para nós mesmos. Então, algum tempo para uma investigação, algum tempo de silêncio, e algum tempo para a meditação nos levará cada vez mais perto do “eu” real. Quando aumenta nossa auto-indagação, e os dias vão passando, o “eu” real se manifestará. O “eu” real florescerá, o “eu” real se manifestará, os projetos do “eu” real e o “eu” real dar-lhe-a a totalidade da realidade existencial. Ele dá a experiência da unidade da Divindade. Isso é o que se requer hoje.

Obstáculos no caminho do conhecimento dO VERDADEIRO ‘EU”’

No entanto, neste processo de conhecer o verdadeiro “eu”, temos alguns obstáculos. Temos tantos bloqueios, tantas interferências de tipos diferentes. Temos alguns velhos hábitos; esses são os hábitos que não são cultivados hoje, durante esta vida, senão velhos hábitos de nossa vida anterior. Os velhos hábitos da vida anterior voltam para nós na forma de impulsos. Estas são as marcas de velhos hábitos da vida anterior. Estes vasanas sugerem pensamentos, logo os pensamentos levam à ações e as ações leva-nos à escravidão ou à libertação. As ações podem ser pecaminosas ou meritórias. Portanto, a única razão para que tenhamos obstáculos na senda até a percepção se deve aos vasanas, ou os hábitos de nossa vida anterior.

Outra razão é que há muito apego ao corpo e muita consciência corporal. O corpo pode não estar saudável. Um corpo saudável pensa que a vida é apenas o corpo, enquanto um corpo enfermo está sempre reclamando, é sempre relutante, e está sempre se queixando por causa da doença. Assim, as razões físicas também são obstáculos para a experiência do verdadeiro “eu”.

A terceira razão é a nossa fraqueza mental. A maioria de nós vive na mente, a maioria de nós é da mente. Quando você é da mente, quando você está na mente, e quando você funciona através da mente, torna-se um obstáculo muito grande. Portanto, os hábitos da idade, os obstáculos físicos e mentais ou obstáculos psicológicos vêm em nosso caminho para atrapalhar a experiência ou a consciência do “eu” real.

Práticas para reduzir a miséria

Então o que devo fazer? Duas coisas são ditas e prescritas. Em primeiro lugar, desenvolva um interesse em relação ao “eu” real, um profundo interesse, um entusiasmo, um alerta, uma vigília, uma ânsia de conhecer o verdadeiro “eu”. Tenha um interesse tal que você esteja sempre o considerando como da mais alta prioridade na sua vida.

“O que você quer?”

“Quero conhecer o verdadeiro ”eu””.

Ele deve estar no topo da lista de prioridades. Isso é chamado de tapas, ou penitência. Tapas é o empenho em conhecer o verdadeiro “eu”. Nada mais, nada menos do que isso! Ser tão entusiasmado com a experiência interior do “eu” é tapas, ou penitência. A segunda coisa é Consciência Integrada Constante – alcançar esse conhecimento do Si Mesmo, essa experiência do Si Mesmo. Não é suficiente você ter interesse; é a experiência do Si Mesmo que você deve ter. Não é suficiente se você estiver ansioso e entusiamado, mas é necessário que você tenha o conhecimento do Si Mesmo. Trata-se do Atma Vidya, ou conhecimento do Si Mesmo. Portanto, meus amigos, duas coisas são muito essenciais na vida: uma é tapas ou avidez por conhecimento, e o outro é o conhecimento ou a experiência real do Si Mesmo Supremo, ou “eu” real. Este é chamado Brahma-vidya ou Atma-vidya.

Devemos compreender também um outro ponto: desde o início, o homem é miserável. Sim, ele pode ter lampejos de felicidade. Ele poderia dizer: “Serei feliz se tiver um apartamento”. Ele pode pensar: “Vou ser feliz se possuir um carro”. Ele pode pensar que vai ser feliz se ele tiver uma bela esposa. Ele pode pensar que vai ser feliz se tiver uma boa conta bancária. No entanto, estes são apenas lampejos de felicidade ou de prazer; basicamente ele é miserável, insatisfeito, descontente. Portanto, qual é a causa para a miséria? Vamos entender isso.

Todas as religiões – Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Judaísmo, Jainismo, Budismo, Confucionismo – seja qual for a religião, seja qual for a escola de filosofia, se apresenta com uma solução para um problema comum – o problema da miséria. A vida é cheia de miséria. Por favor, entenda. Não quero dizer que não estamos felizes. Quero dizer, só temos vislumbres de prazer, lampejos de felicidade. Não temos um estado contínuo de felicidade, ou a felicidade eterna. Não, só temos vislumbres.

Qual é a causa para esta miséria? Por quê? Fazemos isso e aquilo. Algumas pessoas dizem: “Vá para o templo, e você vai sair da miséria.” Ah, que bom! A maioria das pessoas que vão ao templo é mais infeliz do que aqueles que não vão! Algumas pessoas dizem: “faça jejum”. Por meio do jejum, vamos sair da miséria? Então, todas essas sugestões para sair da miséria não nos ajudarão. Não! Estou mais do que certo sobre isso.

Por quê? A causa do sofrimento está dentro de você. Outros dão soluções que estão todas do lado de fora. As soluções são externas, no entanto o problema está dentro. O problema da miséria está lá no fundo, mas as soluções sugeridas são apenas externas ou do lado de fora. Como você espera que as soluções que são exteriores ou externas resolvam o problema da miséria, que está dentro? Portanto, meus amigos, temos de compreender que as causas da miséria estão dentro de nós, e não fora. Elas estão no interior.

A Solução para todas as MISERias

Certo! Você pode saber a causa que está dentro de você, e uma vez que você saiba isso, como você reage às diferentes situações na vida? Quando são suficientemente afortunados, quando vocês estiverem com sorte, quando os tempos são favoráveis a vocês, serão muito gratos a Deus. “Deus, Vós me destes isto, e estou feliz”. Então, vocês serão gratos a Deus. Mas quando vocês estão sem sorte, quando vocês estão infelizes, quando as coisas lhes são negadas, quando tudo se torna negativo nas suas vidas, vocês dirão: “Oh, Deus! Vós tendes tirado de mim o que nos destes”.

Eu sou rico, sim. . . bom. Perdi toda a minha propriedade. . . bom. Igualmente bom! Porque toda a propriedade é Sua (de Deus), e a propriedade Lhe foi restituida. Então, tudo o que tenho foi levado embora, porque ela pertence a Vós, não é meu.

Tenho uma posição; Vós tendes me abençoado com uma posição. Amanhã, pode ser que não a tenha – significando que Vós tendes tirado a minha posição, e não preciso me preocupar com isso. Portanto, quando sei que a causa da miséria está dentro de mim, então não fico frustrado, nem egoísta. Serei respeitoso, grato a Deus sempre, mesmo em tempos de grande perda. “Oh Deus, Vós tendes algum proposito com isto, e Vós tendes tirado o que Vós tendes me dado”. Essa será a atitude de uma pessoa que sabe que a causa da infelicidade está dentro dele.

Diz-se também em Sanathana Dharma, “Qualquer que seja o sadhana que pratique, qualquer prática espiritual que leve a cabo com este falso “eu”, nunca lhe levará ao seu destino. Ela nunca lhe levará à meta. Só vai ser uma luta constante. Um exemplo simples: como você encontra um gato preto, que é inexistente, numa noite escura? Não há nenhum gato de forma alguma. Primeiro de tudo, você acha que há um gato preto, e você está buscando-o numa noite escura. Assim sendo, buscar um gato preto inexistente numa noite escura é uma loucura. Portanto, meus amigos, vamos entender isso: esse que sofre e esse que é miserável é o falso “eu” não, o verdadeiro “eu”.

“Choro.” Quem é que chora? O falso “eu” chora, mas não o verdadeiro ‘eu’.

“Sou muito egoísta.” O falso “eu” é muito egoísta, mas não o verdadeiro “eu”.

“Sou dominante e poderoso.” Este é o falso “eu”, não o verdadeiro “eu”

“Estou deprimido e frustrado”. Este é também o falso “eu” não, o verdadeiro “eu”.

Portanto, meus amigos, essa consciência é a realidade. Esta consciência do “eu” real é muito necessário, porque o que quer que você faça com o falso “eu” é inútil. É algo como escrever sobre a superfície da água. Tudo o que você escreve sobre a superfície da água não permanecerá. Tudo o que você escreve na areia na praia não se manterá. Da mesma forma, para que o nosso sadhana seja cumprido, para que o nosso sadhana seja bem sucedido, conheçamos o verdadeiro “eu”. Vamos ter primeiro o conceito e, em seguida, a consciência do “eu” real, por isso a nossa vida é para ser espiritualmente significativa, cheia de propósito e frutífera.

OS Pensamentos devem ser RETIRADOS

Essa coisa toda pode ser explicada de uma forma, meus amigos. Primeiro de tudo, há essa consciência original, e disso surgiu o pensamento de mim. Então veio a mente que deu à luz a tantos pensamentos, que finalmente se manifestaram por suas ações. Então, no alicerce, no fundo, existe essa consciência.

Então, o que deve ser feito agora? Os pensamentos devem ser retirados. A retirada dos pensamentos é a meditação. O que quero dizer? “Não-mente” é estável, a qual é possível pela meditação. Então, vejo que você está livre de pensamento e que a mente está passiva. Isso significa que o “eu”-ismo se foi, ou seja, o falso “eu” se foi e esse novo “eu” fica totalmente imerso, totalmente mergulhado, totalmente afogado nessa consciência. O falso “eu” se afogou no verdadeiro “eu”. Portanto, o falso “eu” deverá ficar profundamente mergulhado na consciência. Ramana Maharshi chama de percepção, ou consciência. O falso “eu” deve ser retirado, mergulhado no coração – o coração espiritual. Pela retirada da mente, é possível sair da miséria ou a expressão do falso “eu”.

Então, qual é a solução imediata? Como tenho que iniciar este processo? Primeiro, deixe-me entender cantando Seu nome (japa), cantando o Seu nome (bhajans) e pela meditação (dhyana). Deixe-me começar a sentir essa consciência do “eu” real. Então, o que acontece no processo de japa, ou repetição do nome de Deus, no processo de cantar o Seu nome, ou bhajans? A coisa mais imediata é que vamos além do nome e da forma. Mas estamos dentro do sistema de nome e forma. Enquanto você estiver dentro desta estrutura de nome e forma, é o falso “eu”. O verdadeiro “eu” está além do nome e da forma. Ele é sem nome e sem forma. E esse estado pode ser experimentado inicialmente por japa (repetição de Seu nome) e dhyana (meditação).

Então o que acontece? Quando você está sem nome e sem forma, nesse estado cantando alto os bhajans, fazendo japa repetidamente, ou pela meditar constantemente Nele, o nome e a forma são perdidas. Quando o nome e a forma são perdidos, a mente torna-se diluída, a mente torna-se fraca, a mente torna-se estática, a mente torna-se passiva, e a mente torna-se inerte, calma e livre de pensamento. Essa é a experiência da percepção do verdadeiro “eu”. A experiência do “eu” real é o estado de sem nome e sem forma; é a retirada da mente. Esse estado de não pensar é algo que nós, como buscadores espirituais, devemos entender.

Aqui vai uma advertência, meus amigos. Baba nos disse recentemente e em muitos dos Seus discursos que, enquanto você se ater a um nome e uma forma, você nunca vai conhecer a realidade! Você deve ir além do nome e da forma. Então, e somente então, vocês vão experimentar a realidade; só então saberão o que é o verdadeiro “eu”.

O Sadguru não LHE abandonará até que alcance à META

Agora, existem dois pontos que gostaria de chamar a sua atenção. Meus amigos, deixe-me lembrá-los que todos somos escolhidos por Deus, todos somos escolhidos por Baba. Vocês não escolheram Baba! Deixe-me ser muito claro sobre isso. Vocês ainda não O escolheram. Ele escolheu vocês. Então, qual é a diferença entre a escolha exercida por vocês e a escolha exercida por Baba? A diferença é esta: quando o guru ou o Sadguru lhes escolhem, Ele não vai deixar vocês até vocês alcançarem seus objetivos. Não! Ele se empenhará de modo que alcance a sua meta. Ele se dedicará a fim de que vocês sejam bem sucedidos.

É como uma mãe carregando o filho nos braços. Quando o guru escolhe você, ele vai levá-lo ao sucesso, a realização. Por outro lado, se você escolheu o seu guru, é responsabilidade sua e não dele. É como uma criança a pé, pegando a mão da mãe. A mãe tem dois filhos agora. Ela carrega um no braço, e ela está guiando o outro, pegando pela mão. A criança pode soltar a mão da mãe e cair. Isto é semelhante a um discípulo escolhendo um guru. Enquanto a outra criança, levada pela mãe nos braços, é como o Sadguru escolhendo um discípulo – a sua segurança e seu sucesso estão garantidos.

DESFAÇA-SE DE TODAS vasanas

Mas estejamos sempre alerta, como um cão de guarda. O cão de guarda não permitirá que ninguém entre na casa. Ele permitirá somente que o proprietário entre em casa. Ele permitirá apenas aquelas pessoas conhecidas, mas não todos. Deixe que nossa mente seja um cão de guarda. Deixe que conheça os erros da vida. Deixe-a identificar os pontos fracos da vida. Deixe-a farejar as armadilhas da vida, a fim de que sejam lentamente abandonadas.

Temos vasanas, como estava dizendo há pouco. Vasanas são as tendências e traços ou hábitos da vida passada. Aqui, nesta vida devemos nos livrar de todos esses vasanas, de modo que não restem nenhum vestígio da vida passada. Vasana-kshaya: será completamente descartado. Isso é o que faremos quando a mente é um cão de guarda e não um escravo. Então o que acontece? A vida é uma questão de prazer. A vida é uma questão de experiência. A vida é feliz.

Quando o verdadeiro “eu” é experiementado, você é corajoso. Um exemplo simples: um homem possui um carro, e ele pára num shopping. Ele sai de seu carro para fazer algumas compras. Quando ele sai de seu carro, ele não vai chorar porque o carro é diferente dele. Ele está no carro, ele está dirigindo o carro, e então no shopping, ele desce do carro. O carro é o corpo, mas o “eu” é o Si Mesmo real. Então ele está no carro, e pode sair do carro. Eu não tenho nenhum medo da morte, porque saio do carro (o corpo). Estou no carro durante a viagem, e saio do carro ao chegar ao meu destino.

Portanto, seja corajoso; alguém deve saber que o corpo é o carro, e o “eu” real é o proprietário. Mas se você pensa que é o carro, é o falso “eu” que é o problema. Lembre-se, você diz: “Meu carro”, então você não é o carro. Portanto, para não ter medo, a consciência do verdadeiro “eu” é necessária. Então, desaparecerá totalmente o medo da morte.

Portanto, todo sadhana é um esforço para voltar-se para o interior. Toda nossa busca espiritual, toda nossa indagação espiritual, significa voltar-se para dentro e distanciar-se do falso “eu”. Devemos estar cada vez mais perto da realidade. O verdadeiro “eu” é feliz, não-dual, e espiritual. Esse é o propósito da vida humana e da espiritualidade. Que Deus lhes abençoe, e Sai Ram!

OM

Asatho Maa Sad Gamaya

Thamaso Maa Jyotir Gamaya

Mrthyormaa Amrtam Gamaya

Samastha Loka Sukhino Bhavantu

Samastha Loka Sukhino Bhavantu

Samastha Loka Sukhino Bhavantu

Om Shanti Shanti Shantihi

Jai Bolo Bhagavan Sri Sathya Sai Babaji ki Jai!

Jai Bolo Bhagavan Sri Sathya Sai Babaji ki Jai!

Jai Bolo Bhagavan Shi Sathya Sai Babaji ki Jai!

Thank you. God bless you.

Deixe um comentário

